NOTÍCIAS
CORONAVÍRUS
#EnergiaNews
(Foto: Divulgação)
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou no último domingo (17) o uso emergencial no Brasil das vacinas CoronaVac, do Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, e da Astrazeneca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com o consorcio Astrazeneca/Oxford.
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que a previsão é de que a vacinação comece já nesta quarta-feira (20) às 10h, dentro do Plano Nacional de Imunização.
Até o momento, o Brasil já tem disponível 6 milhões de doses, as primeiras foram enviadas ao Ceará nesta segunda-feira (18), às 07h.
ENFERMEIRA NEGRA DE SÃO PAULO É A 1ª A RECEBER A VACINA
(Foto: AFP)
A primeira pessoa a tomar a CoronaVac no Brasil foi a enfermeira Mônica Calazans, 54 anos de idade, que trabalha na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Instituto de Finfectologia Emílio Ribas, em São Paulo.
A imunização aconteceu no HC (Hospital das Clínicas) poucos minutos depois da Anvisa liberar o uso emergencial da CoronaVac.
Ao chegar no local de vacinação, montando pela equipe do governo estadual do HC, Mônica teve um encontro com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Eles se cumprimentaram (de mãos fechadas) e se emocionaram.
“Quantas pessoas têm receio de chegar próximas às outras? Eu tomo ônibus, metrô, as pessoas têm receio de chegar perto de você. Então, povo brasileiro, é nossa grande chance. Estou falando agora como brasileira, mulher negra, que [você] acredite na vacina. Vamos pensar nas vidas que perdemos”, disse Mônica.
Mônica faz parte do grupo de risco do contágio da COVID-19: obesa, hipertensa e diabética.
SÃO PAULO SEGUE COM A VACINAÇÃO HOJE, COM 30 MIL PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO HC
A vacinação contra o novo coronavírus continua no estado de São Paulo, nesta segunda-feira (18) no Hospital das Clínicas da capital paulista. Começou às 07h. Serão vacinados os profissionais de saúde, que estão na linha de frente do combate ao vírus.
O HC de São Paulo disponibilizou um galpão para vacinar todos os 30 mil funcionários do hospital esta semana, a partir de hoje. A campanha acontecerá no Centro de Convenções
ÚLTIMAS
+LEIA TAMBÉM: Turquia aprova a CoronaVac e país começa a vacinação a partir de amanhã (14)