CORONAVÍRUS
#EnergiaNews

(Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Nesta sexta-feira (14), o estado de São Paulo começou a vacinar pessoas com 50 a 54 anos com comorbidades, além de pessoas com Deficiência Permanente que recebem BPC (Benefício de Prestação Continuada). A expectativa do governo é imunizar 865 mil pessoas desse grupo.
No decorrer da semana, o estado de São Paulo ampliou os grupos que podem receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Na última segunda (10), os inseridos nos grupos prioritários de vacinação foram pessoas com mais de 18 anos com Síndrome de Down, e também pacientes renais em terapia substitutiva e as pessoas transplantadas imunossuprimidas.
Na terça-feira (11), começou a vacinação no estados em metroviários e ferroviários, além de pessoas com deficiência permanente (55 a 59 anos) que recebem BPC (Benefício de Prestação Continuada). Gestantes e mães de recém-nascidos com comorbidade também foram incluídas no grupo prioritário, mas a vacinação foi suspensa após orientação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), devido a um efeito colateral adverso supostamente causada pela vacina da AstraZeneca em uma gestante que morreu no Rio de Janeiro.
Na quarta (12), foi a vez das pessoas com 55 e 59 anos com comorbidades, que somam 900 mil, de acordo com o governo de São Paulo.
Na próxima semana, está prevista a retomada de vacinação para as gestantes e puérperas mais de 18 anos com comorbidades, esse grupo será vacinado com as doses da CoronaVac e Pfizer, a partir de segunda (17). Na terça-feira (18), entram na lista motoristas e cobradores de ônibus. Na sexta (21), serão incluídas pessoas de 45 a 49 anos com comorbidades e pessoas com deficiência permanente (BPC) de 45 a 49 anos.
VACINAÇÃO NAS ESTAÇÕES DO METRÔ E CPTM
Seis novos pontos de vacinação contra a Covid-19 começaram a funcionar na quinta-feira (13), nas estações de metrô e CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e em um dos terminais do EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). O funcionamento é a partir das 09h30 às 17h.
Os pontos foram distribuídos em várias regiões da capital. Na CPTM, foram escolhidas as estações de Guaianases, São Miguel Paulista, Jardim Helena-Vila Maria e Itaim Paulista. No Metrô, o posto está localizado na estação Corinthians Itaquera, linha 3 - Vermelha. Já o local da EMTU fica no Terminal São Mateus.

(Foto: Tania Rêgo/Agência Brasil)
NOVOS PONTOS
Na capital, a prefeitura vai trazer a estrutura de vacinação com oito megapostos. Cada unidade poderá aplicar até 2 mil doses por dia - somando 16 mil diariamente, ao todo. Os locais operam das 8h às 17h, e vão vacinar apenas com as doses da Pfizer nesta sexta-feira (14).
Faculdade Santa Marcelina
Rua São João das Duas Barras X Rua Cachoeira Utupanem
End: Av. Aricanduva, 5555 - local do antigo Detran
Centro Empresarial de São Paulo
Av. Maria Coelho Aguiar, 215 - Acesso pelo Terminal João Dias ou Metrô Giovanni Gronchi
Av. Francisco Matarazzo, 1705
Rua Cel. Luis Gonzaga Azevedo, 11
POR: Tamiris Felix
ÚLTIMAS
+LEIA TAMBÉM: Pfizer afirma que o governo federal rejeitou ofertas que previam 1,5 milhão de doses da vacina ainda em 2020
+LEIA TAMBÉM: Instituto Butantan entrega último lote de doses da CoronaVac e interrompe produção por falta de insumos
+LEIA TAMBÉM: Desenvolvedores da vacina "Sputnik V" ameaçam processar a Anvisa por "difamação"