NOTÍCIAS
CORONAVÍRUS
#EnergiaNews
Vacina russa contra a Covid-19, Sputnik V — (Foto: Divulgação/Sputnik V)
A farmacêutica União Química, representante da Sputnik V no Brasil, desistiu de realizar os estudos clínicos da vacina no país, de acordo com a nota divulgada nesta quinta-feira (20) pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
O pedido de autorização para que a vacina fosse testada em humanos foi enviado no dia 31 de dezembro, mas empresa perdeu o prazo de 120 dias para atender às exigências da Anvisa e resolveu desistir do processo.
“O laboratório não respondeu o pedido de exigência feito pela Anvisa para a apresentação do protocolo clínico de pesquisa da vacina Sputnik V no Brasil e optou pelo pedido de desistência”, diz a nota.
Vale destacar que a desistência não diz respeito ao pedido de uso emergencial, que se trata de um processo diferente de autorização. Devido a pandemia, a Anvisa flexibilizou as normas para autorização emergencial e deixou de exigir que os estudos clínicos de fase 3 fossem feitos no Brasil.
POR: Tamiris Felix
ÚLTIMAS
+LEIA TAMBÉM: Desenvolvedores da vacina "Sputnik V" ameaçam processar a Anvisa por "difamação"
+LEIA TAMBÉM: China libera insumos para Brasil produzir mais de 16 milhões de doses de vacinas
+LEIA TAMBÉM: Anvisa recebe pedido de uso emergencial da vacina chinesa contra a Covid-19, "CanSino"
+LEIA TAMBÉM:
Brasil deve receber ainda este mês insumos para fabricar 25 milhões de doses da vacina da "AstraZeneca"
+LEIA TAMBÉM:
Pfizer afirma que o governo federal rejeitou ofertas que previam 1,5 milhão de doses da vacina ainda em 2020