NOTÍCIAS
CORONAVÍRUS
#EnergiaNews
(Foto:Divulgação / Governo do Estado de S. Paulo)
O Instituto Butantan abriu um pré-cadastro para voluntários participarem dos testes clínicos da ButanVac, a primeira vacina 100% brasileira, e que não necessita de insumos importados. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (16) pelo governador João Doria (PSDB) durante uma coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.
Nesta primeira fase do estudo, chamada de "FASE A", serão testados 418 participantes. Os voluntários devem ter mais de 18 anos e preencher o pré cadastro no site oficial da vacina.
De acordo com Doria, as três fases dos testes clínicos devem ser concluídas em 120 dias, depois disso, os dados serão submetidos a uma nova avaliação pela Anvisa. Já há 8 milhões de doses da ButanVac prontas e estocadas no instituto.
O Butantan criou um site para a ButanVac, a vacina 2.0 contra Covid-19. Traz informações sobre o imunizante e uma área de pré-cadastro para os interessados em participar dos testes. É o Butantan ajudando o Brasil a virar o jogo da pandemia. Veja: https://t.co/MWkTqm58fN
— Instituto Butantan (@butantanoficial) June 16, 2021
A TECNOLOGIA NA "BUTANVAC"
Ela é fabricada a partir da inoculação de um vírus modificado que contém a proteína S do SARS-CoV-2 em ovos embrionados de galinhas – a mesma tecnologia usada na produção da vacina contra a influenza (gripe). Além de ser barata e muito disseminada, especialmente em países emergentes, essa técnica é uma especialidade do Butantan: o instituto produz anualmente 80 milhões de vacinas da gripe usando ovos.
(Foto: Luis Blanco/MCW)
A tecnologia da ButanVac utiliza um vetor viral que contém a proteína Spike do coronavírus de forma íntegra. O vírus utilizado como vetor nesta vacina é o da doença de Newcastle, uma infecção que afeta aves. Por esta razão, ele se desenvolve bem em ovos embrionados, o que permite eficiência produtiva, e não causa sintomas em seres humanos, sendo uma alternativa muito segura. Além disso, o vírus é inativado para a formulação, facilitando sua estabilidade e deixando a vacina ainda mais segura.
Por usar uma tecnologia barata, segura e usual entre fabricantes de vacina no mundo todo, a ButanVac tem potencial para mudar o cenário de combate à Covid-19, especialmente em países em desenvolvimento.
Essa vacina é resultado de um consórcio internacional que tem, como produtores públicos, o Butantan, o Instituto de Vacinas e Biologia Médica do Vietnã e a Organização Farmacêutica Governamental da Tailândia. A tecnologia do uso do vírus da doença de Newcastle como vetor foi desenvolvida por cientistas na Icahn School of Medicine no Mount Sinai, em Nova York. A proteína S estabilizada do vírus SARS-CoV-2 utilizada na vacina com tecnologia HexaPro foi desenvolvida na Universidade do Texas em Austin.
INFO: via butanvac.butantan.gov.br/
POR: Tamiris Felix
ÚLTIMAS
+LEIA TAMBÉM: Anvisa autoriza testes clínicos em humanos da vacina contra a Covid-19 "ButanVac"
+LEIA TAMBÉM: Covid-19: Governo assina contrato de intenção de compra de 60 milhões de doses da vacina chinesa "CanSino"
+LEIA TAMBÉM: Anvisa autoriza importação da vacina russa "Sputnik V" para sete estados