NOTÍCIAS

Cantora colombiana Shakira posa para foto durante Festival de Cinema de Cannes 25/05/2022 — (Foto: REUTERS/Piroschka Van De Wouw)
O Ministério Público da Espanha pediu oito anos e dois meses de prisão para Shakira, acusada por fraude fiscal de mais de 14 milhões de euros entre os anos 2012 e 2014. A decisão foi tomada após a cantora negar um acordo com o órgão para ir a julgamento. A equipe de defesa da cantora alega "inocência" por parte dela.
De acordo com a imprensa espanhola, a promotoria do país exigiu cerca de 14,5 milhões de euros quando encontraram provas de que, em 2012, Shakira se mudou para a Espanha. Ela começou a residir no país após se relacionar com o jogador de futebol Gerard Piqué. Hoje eles estão separados.
A colombiana supostamente ocultava sua renda através de um esquema baseado em paraísos fiscais para não ter que pagar impostos no país e chegou a pagar o valor correspondente e mais 3 milhões de euros em juros. Porém, isso não impediu a MP de acusá-la por suposta fraude fiscal entre os anos de 2012 e 2014.
A dona do hit "Waka Waka" lembrou que pagou de imediato os 17,2 milhões de euros reivindicados pelo Tesouro e, portanto, considera que "desde muitos anos não existe nenhuma dívida pendente com o Ministério das Finanças".
Voltando para 2017, onde tudo começou, a investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos revelou que Shakira morava na Espanha, mas aparentemente domiciliava em um paraíso fiscal das Bahamas. Porém, Shakira afirma que vivia na Espanha desde 2011, quando tornou sua relação com o jogador do Barcelona pública. Entretanto, manteve até 2015 sua residência fiscal nas ilhas Bahamas.
SHAKIRA NEGA ACORDO OFERECIDO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO ESPANHOL
Na última quinta-feira (28), Shakira negou um acordo oferecido pela MP espanhola que evitaria que ela fosse julgada pro quatro supostos crimes contra as autoridades fiscais. A cantora resolveu ir a julgamento por estar “plenamente confiante” em relação a sua inocência. Com isso, o órgão pediu sua prisão além de multa de 23 milhões de euros.
Foi emitido um comunicado oficial pela equipe da colombiana, lá esse disse que escolheu “deixar o assunto nas mãos da lei, com a paz de espírito e confiança de que a justiça dará razão a ela”. Para ela, o caso “representa uma violação total” de seus direitos, já que ela sempre teve “uma conduta impecável, como pessoa e como contribuinte, e uma total disposição para resolver quaisquer diferenças desde o início, mesmo antes do processo penal”.
Shakira afirma que "nunca", em nenhum país, ela encontrou “uma perseguição tão pouco razoável e feroz, nem um uso tão óbvio da mídia e da pressão da reputação como mecanismo de arrecadatório”.
+LEIA TAMBÉM: Shakira pode negociar dívida por impostos sonegados na Espanha, diz site
+LEIA TAMBÉM: Shakira supera Camila Cabello e se torna a cantora latina mais ouvida do Spotify
+LEIA TAMBÉM: "DON'T YOU WORRY": Black Eyed Peas lança clipe futurista para sua colaboração com Shakira e David Guetta
+LEIA TAMBÉM: CLIMÃO! Jennifer Lopez revela que não gostou de dividir palco com Shakira no Super Bowl: "Pior ideia do mundo"