Carregando
Instagram
Twitter
Facebook
YouTube
TikTok
Spotify
Faça o download do nosso aplicativo!
Apple Store Play Store
Tocar Parar Volume Mais Volume Menos
Carregando...
Carregando...
AO VIVO:
PRÓXIMO:

NOTÍCIAS




Billboard revela lista dos 100 melhores álbuns de Rap da história, gerando polêmica e discussão

A seleção de álbuns de rap da Billboard, abrangendo quase 40 anos de história do gênero, provoca debates com posições controversas e destaca a evolução cultural e musical do rap


17/07/2024

Nas, Kendrick Lamar, Lauryn Hill and Nicki Minaj — Gie Knaeps/Getty Images; Gustavo Caballero/Getty Images; Rico D'Rozario/Redferns; Kevin Winter/DCNYRE2012/Getty Images


A revista americana Billboard divulgou recentemente sua lista dos 100 melhores álbuns de rap de todos os tempos, e a seleção promete acender debates acalorados entre os fãs do gênero. Embora a escolha dos discos seja amplamente aceita, as posições de alguns álbuns consagrados geraram controvérsias e questionamentos sobre a representatividade de certos artistas.


Nos três primeiros lugares, não há muitas surpresas: "Illmatic" de Nas (1994), "The Chronic" de Dr. Dre (1992) e "The Miseducation of Lauryn Hill" (1998), álbum de estreia solo da ex-vocalista dos Fugees, ocupam o topo da lista, reconhecidos por sua influência e importância cultural.


Por outro lado, álbuns frequentemente celebrados por críticos e fãs ficaram em posições inesperadamente baixas. Exemplos notáveis incluem "Raising Hell" do Run-D.M.C em 96º lugar, "Fear of a Black Planet" do Public Enemy em 89º, "Paul's Boutique" dos Beastie Boys em 45º, "To Pimp a Butterfly" de Kendrick Lamar em 54º e "The Marshall Mathers LP" de Eminem em 30º, sua única entrada na lista.


A seleção abrange quase 40 anos de história do rap, desde "Radio" de LL Cool J (1985) até "Call Me if You Get Lost" de Tyler, The Creator (2022) em 72º lugar. "My Turn" de Lil Baby, lançado em 2020, ocupa o centésimo posto e é um dos poucos representantes da segunda década do século 21.


Justificando a escolha de "Illmatic" como número um, a Billboard justifica a revolução que Nas trouxe ao rap dos anos 90, mudando a forma como os álbuns do gênero eram produzidos, com múltiplos produtores e uma precisão lírica inigualável.


Em termos de presença no top 100, Jay-Z e Kanye West lideram com três álbuns cada, além de um álbum colaborativo, totalizando quatro aparições. Kendrick Lamar e Outkast também se destacam, com três álbuns cada um.


A lista completa oferece uma viagem pela evolução do rap, destacando momentos icônicos e álbuns que moldaram o gênero:


Nas - "Illmatic" (1994)

Dr. Dre - "The Chronic" (1992)

  1. Lauryn Hill - "The Miseducation of Lauryn Hill" (1998)
  2. Outkast - "Aquemini" (1998)
  3. The Notorious B.I.G. - "Life After Death" (1997)
  4. 2Pac - "All Eyez on Me" (1996)
  5. Snoop Dogg - "Doggystyle" (1993)
  6. Eric B. & Rakim - "Paid in Full" (1987)
  7. Jay-Z - "The Blueprint" (2001)
  8. 10º Slick Rick - "The Great Adventures of Slick Rick" (1988)



A divulgação da lista certamente alimentará discussões e reflexões sobre a rica história e o impacto contínuo do rap na música e na cultura popular. Confira o Top 100 clicando aqui.




POR: Tamiris Felix



Metallica alcança marco histórico com o "Black Album" na Billboard

Sabrina Carpenter conquista o topo do Hot 100 da Billboard dez anos após estreia

Billboard elege "Espresso", de Sabrina Carpenter, como a melhor música de 2024, até o momento